Florença é uma cidade encantadora! Sabe quando falam isso para você, no entanto, sempre quando cria muita expectativa nunca é igual. No caso de Florença, não só, se confirma que ele é uma cidade singular, como talvez uma das cidades mais especulares que eu já fui!
Olha que já rodei por aí, sempre levando comigo a fotografia e minha Nikon desde os primórdios da fotografia analógica, quando no colégio revelávamos os negativos na dark room usando químicos num processo meticuloso para revelar boas fotos.
Para não desvirtuar muito do tópico, a cidade foi o berço do renascimento italiano, de grandes artistas, pensadores e criadores. Nomes como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Alessandro Volta, Galileu Galilei, Dante Aligheri, entre outros grandes nomes que marcaram nossa humanidade.
A arte aqui na Itália faz parte do cotidiano. Seja pela arquitetura histórica, pelos museus de arte, pelos cafés e restaurantes históricos e suas cidades medievais que até mantém suas tradições seculares. Seria como você ser brasileiro e o futebol, samba, churrasco, MPB se esbarram no nosso cotidiano, ou seja, mesmo o brasileiro que não curta futebol e outras coisas, vão conhecer mais a respeito desses laços culturais do que outras pessoas de outros países.
Aqui na Itália, não tem como fugir. Você aprende sobre o império romano, sobre a era medieval, sobre o Made in Italy para ficar mais perto do presente. Todos os laços estão presentes nos afazeres cotidianos de qualquer cidade, vilas e região que você transitar um pouco mais profundamente.
Florença é uma aula sobre todos esses laços, pois nela, pode encontrar talvez tudo isso num só local. Claro que assim como Roma, Milão, Veneza, é muito turístico, mas é possível através de uma boa pesquisa fazer o que locais fazem nesse mesmo hub. Dessa forma, saindo do eixo turístico, de fato mesmo se a passeio, consegue entender que a Itália é muito mais do que se conhece popularmente.
É isso que tento fazer através de minha fotografia. Mostrar ângulos diferentes desse universo que já tão conhecido. Através da criatividade, em pensar idéias fora da caixa, é possível mudar um pouco o estilo da foto que é tirada de locais que todo mundo fotografa todo santo dia!
Eu fui no alto verão e posso garantir que o calor estava de rachar! Foi no mês de agosto desse ano de 2024, que fiquei bem impressionado com o calor que enfrentei por lá, mesmo sendo do Rio de Janeiro, onde o calor sempre foi um característica forte. Dias quentíssimos com 40 graus para cima, com a sensação térmica de quase 50 graus, sem vento, era necessário ter cuidado e não subestimar a mão natureza! Inclusive, eu vi muitos idosos passando mal na rua, muitos turistas Europeus de países com temperaturas mais amenos, que foram pegos de surpresa. Imagina você, um idoso, caminhando numa lua dessas, por 2-3 horas, sem se hidratar corretamente, facilmente, isso pode causar um problema.
Até por isso, eu escolhi fotografar da parte alta da cidade, do belo e icônico jardim suspenso chamado Giardino Boboli . No entanto, mesmo assim, estava aquele calor de rachar a pele. No caminho para o jardim percorri alguns bairros da cidade até chegar por lá. Nesse trajeto algumas praças bonitas, monumentos e obras arquitetônicas importantes da cidade, como a Catedral Santa Maria del Fiore, Palazzo Vecchio e a Piazza della Signoria.
Quando cheguei ao topo do Jardim suspenso, fiquei impressionado com a vista para a cidade. Realmente, dava para ver ela inteira e pude traçar cada lugar que havia passado. Consegui várias fotos com uma visão privilegiada. Nessa primeira parte do dia, usando ISO 100-200, F-16-F-22 para pegar todos os elementos e uma velocidade de abertura padrão.
Depois eu fui ver o por do sol da icônica Piazza di Michelangelo, de onde pude ver um dos sunsets mais belos que já vi. Aí lógico, configurei para um ISO HI e velocidade um pouco mais lenta com F-16-22.
Não menos importante, fui no Museu maravilhoso Galleria degli Uffizi, ícone e um dos mais prestigiados em todo mundo! Ele evidentemente não poderia ficar de fora, pois é belíssimo.
Foi uma experiência absolutamente singular poder fotografar essa cidade que na minha opinião é uma das mais bonitas do planeta terra! Talvez isso também se deva ao fato de ter uma energia tão bacana e festiva, pois tudo fica animado, cheio de vida e você ver nos sorrisos das pessoas a alegria de esta passando por essa cantinho.