Pisa, Itália

A famosa cidade da torre mais famosa do mundo! Pisa, localizada a menos de 1 hora de trem de Firenze, a cidade praticamente se resume a praça onde é localizada a famosa obra arquitetônica, talvez a mais conhecida no mundo.

Chegando na estação, a caminhada dura pouco mais de 10-15 minutos. Confesso que nada me chamou muita atenção ao ponto de parar e suspirar como acontecia em outras cidades charmosas.

Já na chegada a Piazza dei Miracoli, os principais monumentos da icônica cidade de Pisa. O Battistero di San Giovanni, a linda Cattedrale di Pisa, Camposanto Monumentale e claro a Torre de Pisa! Tudo ali no mesmo lugar. Mais um dia quente de agosto. Quando eu digo quente, eu digo quente! Suava só por respirar e a temperatura passava dos 42 graus com sensação térmica 47, 48 graus celsius. Como eu já esperava, um mar de gente. Muitos turistas admirando sobretudo a torre torta localizada no lado direito da grande praça.

Pois bem, em Pisa, você paga para entrar na catedral, no batistério e claro na Torre. Preços muito a cima das demais cidades. Filas grandes e o calor que mencionei, não combinavam muito com minha expectativa. Aquela altura, claro que enxerguei metade do copo cheio, como procuro sempre fazer e pensei no que podia fazer nessa composição, situação e posição que estava durante minha visita.

Me lembrei de um projeto que fiz para meu curso de fotografia sobre as fachadas do Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Isso porque não conseguiria fotografar os monumentos sem todas aquelas pessoas na frente. Claro que acabei fazendo essas duas idéias, pois a pessoas e o local lotado também faz parte de uma narrativa real. Enquanto que isolando as fachadas recai na imaginação e isolar um pouco o local, mudando a história que você está contando. Abaixo segue o resultado, com esse mix e o que eu consegui fotografar durante minha tarde por lá.

Eu fotografei com ISO 100-200 e F-16-F-22 com abertura de velocidade padrão. Usando minha lente zoom 300mm pude brincar um pouco com esses elementos e idéia de contar duas histórias do mesmo local, usando duas narrativas como uma forma criativa e diferente de expor esse meu trabalho.

Por último, informações que julgo importante mencionar. Pisa não é lugar barato. Os restaurantes são bem mais caros. turísticos e overated. Até os imãs que adoro comprar eram muito acima. Esses restaurantes ficam no entorno dessa praça principal e são bonitos, porém minha dica seria se quiser almoçar em Pisa, procurar locais mais distante desse epicentro. No meu caso, eu preferi voltar para Florença, almoçar num restaurante mais barato e depois passar na janela de vinho para terminar minha tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *