Alessandria, Itália

Uma cidade pequena linda perto de Turim que tive o prazer de conhecer foi Alessandria, no interior da região do Piemonte, localizado na província de Alessandria.

Uma cidadezinha que encanta pelas suas cores, arquitetura medieval e uma das grandes obras modernas arquitetônicas da Itália.

Eu fiz bastante coisa nesse dia. Fui ao lindo museu do Palazzo Monferrato, que estava tendo uma linda exposição sobre a história da bicicleta. Também fui ao Museu Etnográfico da cidade que contava a história do população local através dos seus costumes e tradições dos últimos 200 anos até os dias atuais.

Mas não foi isso que chamou minha atenção nessa pequena e pacata cidade do interior Italiana. Não foi a igreja principal da cidade ou suas conhecidas praças, que a grande maioria da vida na cidade acontece.

O que mais chamou minha atenção foi uma obra espetacular arquitetônica, que colocou definitivamente a cidade no mapa dessa região.

A icônica Ponte Cittadella do arquiteto Richard Meier é referência de projeto urbano moderno no país!

Um símbolo de modernidade que destoa do que estamos habituados a ver em cidades do interior da Itália. Inclusive, a cidade tem ao lado grandes indústrias que atraem muita gente a procura de emprego e isso ajuda muito no desenvolvimento da cidade e região local.

Quando eu cheguei na Ponte, fiquei impressionado pela beleza, tamanho e espaço que tinha para caminhar nela. Eu decidi fotografar ela de lado para dar um contexto mais real de sua beleza. Havia uma pequena ciclovia ao lado, que seguia pela costa do rio e me posicionei para clicar um pouco essa maravilha.

Estava um dia nublada com sol saindo algumas vezes. Basicamente, eu fotografei em ISO baixo 200-300, F-18 para pegar com mais nitidez toda o enquadramento da imagem. A velocidade de abertura foi padrão.

Depois de fotografar a ponte, achei uma rua residencial linda, bem colorida que chamou muita atenção. Ela me levou a uma pequena igreja que era muito bonita.

Aqui na Itália, em cada cidade, você encontra uma igreja em cada esquina. Eu comecei a entrar e registrar essas igrejas por curiosidade. Hoje, eu já tenho um trabalho só sobre igrejas, mas esse ainda está na gaveta.

Voltando para essa pequena igreja, fiquei impressionado com os detalhes dentro dela. Por ele ser pequena, imaginava que seria simples dentro. Que nada! As pinturas renascentistas impressionantes caracterizavam toda sua imponência! Isso no meio do nada, ou melhor, de uma ruazinha que eu entrei para fotografar sem muita pretensão de achar algo especial.

Foi um dia em que fotografei bastante, mas não consegui produzir em quantidade. Eu foquei em capturar o que mais me chamou atenção, mas sem ficar preso aos principais pontos turísticos, tirando evidentemente a Ponte Cittadella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *