A linda Praia Mole foi palco do Campeonato profissional do surfe brasileiro e eu estive por lá para fazer alguns registros bacanas.
O Corona Dream Tour 2023 etapa de Florianópolis foi organizado pela Confederação Brasileira de Surfe na icônica Praia Mole, localizada na costa noroeste da ilha. Os melhores surfistas do país se reuniram nesse semana de 30 de agosto até 7 de setembro.
História da foto
Cheguei cedo para pegar as primeiras baterias do campeonato masculino. Dessa forma, com tantas feras competindo, pegaria grandes nomes desse esporte. Consegui fotografar Adriano de Souza, Mateus Herdy, Krystian Kymerson, Wesley Leite, José Francisco da Silva Neto, entre outros grandes nomes do surfe brasileiro.
Logo que cheguei notei que a área de competição era bem longe. Devido a maré, a formação das ondas estavam a uns 300 metros da faixa da areia. Estava com minha lente zoom 300mm da Nikon. O ideal era ter uma lente tele fixa de 400mm para cima. Então minha, maior dificuldade foi trabalhar com essa limitação de equipamento.
Andei até beira da água, para tirar alguns metros preciosos de diferença. Cada bateria, os atletas escolhiam seu pico ideal dentro da área de competição. Algumas baterias, eles ficaram na frente, enquanto que em outras, remavam para os lados, ficando muito distante.
Eu consegui pegar boas fotos, dessas baterias que foram na minha frente. No surfe a grande dificuldade é localizar os surfistas nos momentos e ondas certas, pois eles pegam ondas simultâneas. Então eu sempre observo muito a movimentação dos atletas para captar os momentos cruciais.
Eu gosto muito de fotografar o surfe em alto nível, porque é impressionante a velocidade e manobras que esses atletas conseguem fazer. Na areia, o clima é muito bom. A galera torce, aplaude, e faz a festa com as melhores performances do dia.
Um momento emocionante foi ver o nosso campeão mundial Adriano de Souza dando show e passando a menos de dois metros de mim quando saiu do mar. Um cara tão ídolo, que levou o nome do Brasil para o mundo de uma maneira tão maravilhosa, ali na minha frente andando entre a galera, como se fosse uma pessoa normal.
O surfe tem esse energia mesmo! De inclusão, de fazer todos participarem. Você se sente parte da família e os astros tem uma linda conexão direta com os fãs! Um respeito mútuo entre ídolo e fã coexiste no mesmo espaço e isso é lindo de ver e viver!
A seguir, algumas fotos bacanas que registrei do campeonato: