Rio de Janeiro, Brasil

Um dia especial foi quando fotografei as corridas no Jockey Clube Brasileiro do Rio de Janeiro.

Primeiro, pela dificuldade que é fotografar o movimento desses animais tão belos, que passam na sua frente em grande número e numa velocidade considerável.

Tem que estar preparado. Cada páreo tem intervalo de 30 minutos. Se você não estiver preparado, sincronizado sua maquina e “fotometrado” corretamente previamente, esquece! Vai perder todas as fots que tentar naquele páreo. Terá que esperar mais 30 minutos para a próxima corrida.

A galera que fotografa esse esporte, entende como é difícil acertar a composição técnica. Um bom equipamento e especifico como lente tele, tripé, uma maquina profissional faz toda diferença nessa modalidade.

Nesse dia, fazia um belo dia de outono. Fotografei a tarde inteira. Me posicionei perto da grade e claro na velocidade que esse esporte acontece, tem que ter um tripé para as fotos não sairem tremidas.

Primeira tentativa foi difícil. Precisava entender como eram feitas essas fotos. Mesmo estudando antes, na hora, é outra história. Entendi então que precisava pegar eles de frente a uma distancia maior aproveitando que minha lente era de longo alcance.

Conforme os páreos passavam, a luz do dia também mudava. Ou seja, ajustes eram constantes. No meio para final, foram minhas melhores fotos.

No começo foi necessário ajustes. No meio foram as melhores fotos e no final do dia, as fotos caíram de produção, também em razão de já estar bem cansado.

Foi uma experiencia bacana acompanhar de tão perto esse esporte. Um esporte tão perigoso, tão antigo, com tanta tradição que sobrevive aos tempos modernos numa cidade tão dinâmica como é o Rio de Janeiro.

O pessoal do Jockey Clube foi muito atencioso e os fotógrafos parceiros também. É preciso pegar uma autorização para fotografar com equipamento e a dica é fazer com antecedência, pois eles conseguem encaixar um dia para fotógrafos que vem de fora.

Fotografar no quintal de casa foi demais! Você que ama fotografia, vale passar por essa experiência. Com toda certeza, vai adicionar muito ao seu aprendizado na estrada dessa arte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *