Florianópolis, Brasil

Na ilha de Florianópolis, já fotografei vários eventos esportivos bacanas. Um dos que mais gostei foi o Qualifying Series Layback Billabong Pro, na Praia Mole em Floripa em 2022. Essa divisão é como se fosse um sub-20. São os melhores surfistas jovens do planeta.

Nesse evento, muito bem organizado, reuniu os melhores surfistas da América do Sul que batalham para entrar na divisão de acesso do WSL.

Nesse dia fotografei o campeonato feminino. Nomes como Sophia Medina, Isabella Nalu, Tainá Hinckel, Laura Rapp, Vera Jarisz entre outras grandes promessas enquadram essa divisão do surfe, ou seja, a galera mais jovem que em alguns anos vão competir nos principais eventos globais desse esporte.

O evento em si, é alto nível! O estande e estrutura do campeonato é de primeiro mundo. Fotógrafos profissionais e canais de TV e stream de vários lugares do mundo acompanham atentamente em tempo real.

Composição e Narrativa Fotográfica

Como estava nublado esse dia, com bastante vento, não só deixou o mar mais agitado e inconstante, atrapalhando um pouco o show dessas feras, como também para todos os fotógrafos presentes!

Esse vento e falta de luminosidade atrapalha as lentes. Na verdade, a grande diferença vai ser no alcance da lente. Eu me posicionei bem longe. Mais ou menos, uns 300-400 metros de distancia do pico, isso levando em conta, que quando pegavam uma onda para o lado esquerdo, ficavam mais longe ainda.

Mesmo assim, consegui com minha lente nikkon 300mm pegar boas fotos. Com certeza, num dia com boa luminosidade, e condição de vento melhores, essas mesmas fotos teriam uma nitidez melhor.

Vale muito se tiver a oportunidade, acompanhar de perto um evento como esse. A energia na praia é impressionante! Lotado de espectadores vibrando a cada onda, não tem como não contagiar a massa que assiste na praia! Esse calor humano da torcida é algo singular no nosso país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *