Ribeirão da Ilha localizado no sul da Ilha de Florianópolis é um lugar deslumbrante para passear e conhecer as fazendas de ostras.
Por aqui, sai a maior produção de ostras do país. Com restaurantes mais famosos da ilha da magia, entre eles o mais conhecido, Ostradamus, especializado nessa iguaria e culinária local, pude caminhar pela costa desse distrito e clicar um pouco do dia a dia.
A rotina desse pequeno centrinho no sul da ilha é encantador. Cheio de vida, super rústico, com casebres coloridas e cultura de pesca presente em suas encostas.
Cafés, restaurantes de frutos do mar, fazendas de ostras, praças limpas e uma linda igreja, a Nossa Senhora da Lapa que é uma das mais antigas da região.
Caminhei por mais de 2 quilômetros clicando a composição arquitetônica que caracteriza a cultura açoriana, muito viva em alguns bairros e distritos aqui na Ilha de Florianópolis.
Vale o passeio se estiver na Ilha de Florianópolis. Além de caminhar e ver esse belo cenário, terá ótimas opções de cafés, restaurantes de frutos do mar e um sunset maravilhoso do sudoeste da ilha!
Para quem gosta de fotografar então, é um paraíso. Os componentes são riquíssimos para montar uma narrativa interessante.
Eu foquei em algo que amo que é a arquitetura do bairro, mas tem tanta história para registrar e contar através das lentes! Os personagens locais são plurais!
Os traços marcantes da cultura do sul da ilha estão presentes. As feiras artesanais locais, os barcos dos pescadores, as lanchas que atendem aos turistas, pousadas e hotéis a beira da praia. Cada um vai ter seu olhar e contar a sua história. O mais importante é o registro!