L’Italia per me

Foi início desse ano de 2024 que me mudei para Itália! Sim a famosa terra da bota! Logicamente que meu trabalho fotográfico continua, sempre com o ímpeto e idéia de fazer crescer meu acervo fotográfico por onde eu passo.

O desafio é evoluir, e expandir para outras editorias e temas dentro do universo da fotografia. Vale ressaltar, aqui no site, eu tenho contado essas experiências em cada post. Os desafios e as curiosidades de cada uma dessas fotos.

Acredito que autor não necessariamente precisa dar o contexto ao seu trabalho, afinal, a interpretação da arte fica a critério de quem a aprecia. Evidentemente que no eixo do fotojornalismo, esse conteúdo, há de ser elaborado e abordado. Minha fotografia atual tem essa pegada portando essas características do fotojornalismo. Por isso, eu adoro figurar essa narrativa.

A verdade é que essa nova geração quer tudo fácil, instantâneo, na palma da mão, tudo no “imediatismo”. A tecnologia trouxe muitos avanços e aspectos positivos, mas também trajou junto o lado negativo, que é justamente o vício e uso desacerbado de smart phones, timelines infinitas de redes sociais, que deixa o indivíduo preguiçoso e alienado.

Portanto, se torna um desafio, para os que propõe um conteúdo mais elaborado, com leitura, profundidade e uma narrativa contando histórias, como estou tentando fazer aqui, mostrar o meu processo criativo dentro da fotografia.

É inegável que eu carrego esse DNA. Formado em jornalismo e pós graduado em cinema, é fundamental o apreciador da fotografia entender a história que está sendo contada. No caso do fotojornalismo, o que foi retratado.

Não precisa ser um expert, mas essa curiosidade é fundamental para evoluir não só como fotógrafo, mas como ser humano. O fato passa ser relevante, e essas narrativas compõe uma história ou acontecimento em detalhes.

Nem sempre, essa fato será compreendido somente com a imagem e por isso, a explicação remonta a história: define-se então o que é o FOTOJORNALISMO! Fotos com reportagem. Fotos com histórias! Fotos com narrativas!

Voltando ao nosso assunto no início desse post, atualmente morando há 6 meses aqui na Itália, posso dizer que aos poucos, estou me adaptando. As coisas boas nem preciso falar né! Claro que turistar, sempre vai ser diferente do que de fato morar. A imersão nessa nova cultura tem surpreendido em muitas questões.

Aos poucos, esse documental vai ser exposto de modo simples e objetivo, mostrando essas diferenças e curiosidades culturais aqui da Itália em imagens e histórias dessas fotos. Evidentemente de acordo com a minha visão.

A idéia é contar essas histórias dessas fotos e mostrar um pouco dos bastidores.

Nesse primeiro post, vou apenas introduzir algumas fotos icônicas até aqui! Nesses 6 meses, passei por mais de 9 cidades, rodei mais de 500km. Tudo no norte da Itália, Lombardia, Veneto e Piemonte. Cidades como Milão, Verona, e Torino. Cidades históricas como Bergamo e Brescia. Cidades pequenas, medievais como Asti e Alexandria.

Posteriormente, irei semanalmente atualizar com fotos mais marcantes para expor aqui na minha plataforma.

Destaque para as cidades medievais! Pequenas cidades com tantas histórias culturais sobre essas regiões. Habitualmente, nos conhecemos os grandes hubs e capitais. Cidades como Asti tem uma rica cultura de vinhos e espumantes, conhecido no mundo todo! A vida nem sempre é pacata, pois ficam próximos de grandes cidades, a um trem de distância!

Antecipo também que devido ao bom sistema de transporte, eficaz e com preços excelentes, vou conseguir visitar várias cidades aqui na Itália! Venha acompanhar essa viagem cultural! Cada cantinho que eu passar, vou postar aqui no site as curiosidades e histórias locais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *