Verão na ilha de Florianópolis, Santa Catarina
É verão na ilha da magia! Mais um ano morando nessa maravilha e em 2024 mostrarei novas fotos das praias e outras curiosidades aqui de Floripa!
De norte a sul, leste a oeste, já tive o privilégio de conhecer mais de 97% das praias da ilha! Já estive em 40 das 41 praias oficiais, e boa parte delas, registradas aqui no meu site. A única que ainda não fui, foi a de nudismo. Quem sabe esse ano!
Nesses registros, mostro os aspectos culturais e claro, a paisagem no entorno delas. Nesse post específico, algumas fotos que fiz nesse recesso de dezembro de 2023 e início de ano de 2024.
O verão chegou por aqui! É uma época muito boa, mas também pode ser complicado, tendo em vista, que a ilha vive dessa alta temporada! A população quase que triplica. As pousadas e hotéis ficam abarrotadas e os preços disparam. Praticamente, de dezembro até final de março, muitos locais fazem 80% de sua renda anual. Logicamente, essas áreas são as mais afastadas e remotas da ilha que vivem do turismo. Na região central onde a grande maioria vive, como centro da ilha e ingleses, a economia gira legal o ano todo.
De qualquer forma, o prefeito e governo local tem feito um bom trabalho tentando mudar isso e tornar a ilha um destino turístico o ano todo. Não faltam ações e incentivo para isso. Grandes feiras e eventos acontecem no inverno em diferentes segmentos.
Agora, vamos para a parte boa! Mesmo com a ilha cheia na alta temporada, é maravilhosa e cheio de programas ligadas a natureza para fazer. É preciso saber navegar em rotas que só o tempo e conhecimento de morar na ilha vão te dar, para usufruir ao máximo o que ela tem de bom para oferecer.
Com o tempo, você sabe exatamente aonde a ilha funciona melhor. Aonde o fluxo de carros anda melhor. Os lugares para evitar e não perder seu dia no trânsito, afinal, qualquer ilha no mundo vai ser assim, pois é necessário a conservação e crescimento organizado. As vezes as pessoas reclamam, mas na realidade esquecem que estão numa ilha!
Nas próximos fotos, alguns “secret spots”que conheci, que ficam perfeitos para ir no verão. Acesso fácil, vazios e programas bacanas de fazer!