Jornalista, documentarista e fotógrafo, tenho o foco e objetivo em registrar uma fotografia cultural do nosso cotidiano para expor aqui nessa plataforma.
As histórias dessas fotos no momento de captura, as composições técnicas que escolhi, as curiosidades dos locais por onde passei e o resultado dessa conjuntura.
Temas como, cidades, natureza e esporte compõem a narrativa de um portfólio feito com muito amor, garra e coragem, sempre tentando captar um momento espetacular!
Fotógrafo apaixonado pela natureza, vida, cultura, esporte e principalmente em todas as coisas boas que a fotografia pode nos proporcionar!
Minha fotografia tem uma forte influência em landscape photography. Fotografar a natureza, as paisagens que compõe uma determinada região é meu marco.
Me colocar nesses lugares, os desafios de chegar até um lugar remoto, é o que me faz sentir vivo, é o que me dá um propósito maior. Uma sensação de paz que resulta em algo prazeroso. O resultado, é captar esses momentos e eternizar na memória, aquele instante mágico!
Desde muito novo, quando realizei meu primeiro curso de fotografia, ainda na era “analógica”, nos meus tempos de colegial, já tinha um fascínio pela natureza.
Esses locais desertos, inóspitos do planeta, lugares que são difíceis de chegar, cria uma adrenalina incrível! Esse desafio, era meu condutor motivacional, para pesquisar e realizar essas viagens.
Anos depois, consegui compreender que essa motivação, foi de fato, o que deu inicio, a minha trajetória nessa editoria de paisagem/landscape, um universo tão singular na fotografia, que exige material de qualidade, assim como uma técnica apurada.
Hoje tenho milhares de fotos dessa editoria, em locais que jamais vou esquecer que tive o privilégio de passar. Um exemplo desses lugares incríveis, foi minha viajem ao Alasca, topo da América do Norte, com todos seus encantos, perigos, diversidade e riquezas naturais.
Abaixo: highlights do meu portfólio em paisagem/landscape
Os lindos estados americanos do Colorado, Arizona e Alasca entram nessa seleção extraordinária. Outro lugar que marcou muito, foi o Deserto de Atacama.
Especialização abriu novos caminhos
Formado pela Nossa Escola da Fotografia (NEF) do Rio de Janeiro, tive a oportunidade de fotografar em vários segmentos do ramo, com profissionais renomados da área, passando por studio, ensaios personalizados e fotografia documental.
Projeto de Fotografia Documental/Cultural
Eu morei quatro anos nos Estados Unidos quando era mais novo e por isso cresci praticando esportes de várias modalidades. Futebol americano, baseball, basquete e claro, o nosso futebol também. Essa paixão por esporte, por viajar e pela fotografia, deu origem ao meu primeiro projeto cultural e documental na fotografia.
Como tudo começou
Através dos anos, eu planejava minhas viagens, minhas férias, para cidades americanas que tinham vários times de esporte.
Também pelo fato, de ter feito muitos amigos na terra do Tio Sam quando morei lá, sempre tive onde me hospedar. Cidades como New York, Miami, Boston, Chicago e Los Angeles, ter onde ficar, sem custo, era uma bênção!
O que começou com duas cidades, depois passou para cinco, seis! Quando fui perceber, já havia visitado mais de dez cidades, com múltiplos times profissionais dos esportes americanos.
Eu era apaixonado pelo universo do entretenimento que o americano criava no esporte. Tantos detalhes elaborados no bem estar e experiência do torcedor! Era cativante, quase viciante para quem explorasse esse universo.
Isso criava uma ligação forte entre a franquia e torcida. Eu documentava os detalhes que achava mais curiosos e interessantes. Até então, sem nenhuma pretensão de virar algo no futuro.
Anos se passaram, foi repassando esse material para a nuvem, que me conscientizei que havia feito boa parte das cidades americanas, “main stream” no turismo, consequentemente no universo desportivo das quatros principais ligas: NFL, NBA, MLB e NHL.
Me lembro que nessa época, pessoas próximas a mim, me chamavam de: O maluco dos esportes americanos ou o apaixonado por arenas de esporte. Engraçado que na mesma época, que recebia essas críticas, começava a ver nas redes sociais, empresas de mídia fazendo em suas transmissões, um conteúdo similar que documentei durante minhas viagens.
Foi então que aos poucos, essa nova tendência, em mostrar os bastidores dos jogos, no intervalo, virou algo normal na rotina de quem assistia de outras partes do mundo. Era na verdade um marketing bem feito para atrair o turismo segmentado que vinha para ficar nos próximos anos até os dias de hoje.
Hoje em dia, existe o turismo esportivo segmentado e consolidado nos Estados Unidos, assim com em outras partes do mundo. Os viajantes compram pacotes específicos para ver esporte e conhecer essas arenas maravilhosas com várias experiências inclusas.
Eu apenas fui pioneiro, sem imaginar que resultaria num segmento forte do turismo moderno, ou até mesmo sem ter essa visão que poderia ter algum lucro, na geração de conteúdo nas redes sociais. Tudo isso, culpa de minha paixão pelos esportes e viagens.
Depois de anos colecionando material dessas experiências, eu percebi que tinha algo que poderia fazer para fechar esse ciclo em minha vida. Uma forma de expressar tudo que vivi de um forma única.
A fotografia já estava mais forte no meu dia a dia. Eu comecei então, a organizar todo esse material por temas, como: cidade, arena e esporte.
Após me formar em cinema, fazer um filme, entender de produção, elaboração de projetos culturais, eu entendi que era a hora certa para realizar um projeto bacana sobre esse tema. Eu precisaria de algo desafiador, para de fato cumprir essa proposta, de entregar um documental com consistência.
Resumo da Montagem do Projeto
Eu elaborei um roteiro de seis meses, aonde iria percorrer varias regiões dos Estados Unidos, em busca de registrar como o americano transformou o esporte, num segmento de entretenimento cultural tão forte e único no mundo.
Como eu já havia feito esses registros das principais cidades, dessa vez, foquei em cidades e hubs menores para conhecer mais profundamente as raízes culturais americanas e poder anexar um trabalho mais completo no final.
Todo roteiro foi montado e pensado para que pudesse aproveitar o máximo de jogos por cidade, conforme passava por elas. Foi um processo de muita pesquisa, para conseguir “casar” a hospedagem, voos e ingressos, dentro de um orçamento plausível e possível.
O projeto foi nomeado por mim de CVF Sports . O foco era o registro das arenas nos dias de jogos. Fotos das torcidas, dos atletas e dos bastidores mostrando as características culturais do torcedor americano.
Desenvolvi um roteiro que segui a risca: chegada no estádio, pegando a torcida. Entrava cedo para captar o funcionamento dos estabelecimentos e aquecimento das equipes, como uma especie de pré-jogo. Depois pegava a festa e andamento das arenas durante os jogos.
Nesses seis meses, Foram 25 cidades, 21 estados percorridos em solo americano. Avião, trem, ônibus e de carro, cruzei país em busca de capturar esses traços culturais que me encantavam!
Juntando com experiências passadas e posteriores a realização desse projeto, foram mais de 50 cidades, 40 estados, mais de 50 arenas americanas que conheci nos meus quarenta e um anos bem vividos!
Resumindo um pouco, de 2015 até 2022, foram mais de 100 jogos in loco, ou seja, que estive presente nos estádios, documentando tudo que achava interessante ao meu olhar.
Por essa razão, fez total sentido o “louco por esportes americanos” expor todo esse material de uma maneira organizada e padronizada. Não podia perder essa oportunidade de contar essa história magnífica!
No final das contas, portfólio criado ficou bem bacana e mostra um aspecto cultural das torcidas e o funcionamento do business do esporte nas quatros principais ligas americanas desportivas: NFL, NBA, MLB e NHL.
O resultado em documentar essa indústria tão bacana americana, onde o entretenimento e esporte caminham juntos, foi gratificante demais!
A fusão entre o esporte e entretenimento, cria uma experiência incrível ao torcedor. Além disso, gera uma quantidade enorme de empregos nessas arenas, aquecendo a economia local.
Importante destacar também, que nesse projeto, além das fotos, foi feito um trabalho de vídeo destacando os bastidores da experiência do torcedor nesses grandes eventos. Um dia, quem sabe, usarei esse material.
Outro aspecto interessante que não poderia de ressaltar, é que me possibilitou em conhecer várias cidades e regiões, que normalmente, os turistas internacionais não conhecem.
A consequência de passar por tantas cidades foi de abrir e ampliar meu portfólio para outros temas, como o de “cidades”!
Além de fotografar o projeto das arenas, fotografei grandes cidades americanas, detalhando e focando na composição arquitetônica delas. Assim, nasceu aqui no site, mais uma editoria: a de Cidades!
Composição Editorial do Site
Como funciona meu site: Dividi em três temas/editorias principais: paisagem, esportes e cidades. Outras podem surgir com o tempo, mas essas são os três pilhares da minha fotografia. Quem quiser navegar pelo site, vai ter acesso as minhas fotos de destaque e conhecer um pouco mais por onde eu passei.
Nas fotos em destaque, na seção destacado, as postagens mais emblemáticas, mais marcantes, na parte superior do site. São matérias escritas, contando as histórias e bastidores dessas fotos, explicando as razões pelas quais escolhi destaca-las. Todo o meu processo criativo, a narrativa e a composição que foi usada para fazer aquela foto.
Nos restantes das fotos, foram fotos minhas usadas em banco de imagens, que depois de algum tempo resolvi expor aqui também. Nem todo post vai ter texto contando história, especialmente as fotos mais antigas, quando na época, a proposta era outra. Porém a idéia atual, é todo novo post contar a história da foto, e como cheguei no processo final. Seria como um resumo mais divertido e interativo do meu acervo.
Com uma pegada mais de uma fotografia em RAW, com menos edição e focado mais na narrativa, espero deixar um acervo digital de meu trabalho. Conforme o passar dos anos, é uma ótima ferramenta para ver a minha evolução dentro dessa arte, que me encanta tanto!
Todo o conteúdo é exposto em sequência cronológica por data, ilustrando os destaques do meu acervo fotográfico até o presente momento.
Conforme for realizando meus projetos, também vou expor aqui no site para criar essa interação e quem sabe gerar bons debates sobre a fotografia.
Contando essas histórias de cada foto por tema, fica mais interessante e cria essa conexão do cotidiano com quem estiver navegando pelo site. O objetivo é falar sobre a fotografia em situações cotidianas que nos remetem a boas lembranças.
A fotografia através de registros de grandes acontecimentos, mudou o mundo, então por que não criar um site contando histórias por trás dessas imagens, dando vida e personalidade.
“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” – Ansel Adams
Portfólio em Landscape Photography:
ESTADOS UNIDOS:
Mount Denali, Port Wells, Golfo do Alasca, Baía de Cochrane – Alasca
Horseshoe Bend, Parque Nacional do Grand Canyon – Arizona
Highway 1 – California: trecho saindo de San Diego até San Francisco
Mount Vail – Colorado
CHILE:
Deserto do Atacama
Cordilheira dos Andes
Vale Nevado
BRASIL:
Parque Nacional de Ibitipoca
Ilha de Florianopolis: 25 praias na ilha